Sobre
A primeira edição do Dança in natura aconteceu em agosto de 2014 a partir da demanda de um grupo de dançarinos frequentadores do Espaço Corpo - Sesc Copacabana. Carol Pedalino havia dado uma oficina intitulada, “O corpo é a casa” para este grupo no ano anterior e estabeleceu-se uma vontade mutua de continuar a se encontrar para dançar e criar.
Dançarinos e artistas de outros cantos e nacionalidades vieram participar do Dança in natura contribuindo para o intercâmbio de ideias, partilhas sensíveis e encontros potentes que vieram a acontecer. Dasha Lavrennikov somou a equipe trazendo propostas dançantes enquanto Felipe Godoi ficou a cargo do video-arte.
Foram 4 dias de ateliês de corpo, voz, ritmo e cena; fogueiras musicais, intervenções artísticas espontâneas e muito bem estar proporcionados pelo verde, o céu, as águas e as montanhas do Vale do Gamarra.
O resultado criativo e afetivo do primeiro Dança in natura foi surpreendente. A natureza do lugar pareceu expandir o potencial de todos os participantes que demonstraram inteireza nos trabalhos de cena e nos modos de se relacionar, colaborar e compartilhar.
Na segunda edição exploramos ainda mais a relação corpo/natureza, nos apropriando do conceito de dança in situ. Improvisamos e compomos a partir do território geográfico que ocupamos, linhas geométricas em torno, cores, sons, o solo que pisamos, estruturas que tocamos, o acaso e outras noções de espaço e tempo.
Na edição 2016 recebemos a coreógrafa e bailarina Dani Lima para dirigir as composições coreográficas, improvisações e performances. Em parceria com Dani Lima, Carol Pedalino conduziu práticas de corpo e voz para cena e Leo Fernandes e Leandro Floresta estiveram no comando da música. Performances aconteceram in natura e Michel Schettert foi nosso homem video-arte, documentando e recortando a cena a partir de seu olhar sensível.
Na quarta edição exploramos mais o processo experimental de criação a partir das ferramentas que Dasha e Carol desenvolveram em sua parceria. Outros conceitos de comunidade e celebração fizeram parte desta história escrita por todos aqueles que entram nesta dança. Helena Cooper colaborou com lindas fotos-arte que podem ser vistas na nossa galeria.
Na V edicão o Dança in Natura deu uma volta na montanha e foi parar no Vale do Matutu. Em parceria com a Oca Soma o projeto aconteceu em um espaço diferente trazendo novas paisagens e atmosferas para os processos artísticos. Esther Weitman ficou a frente da direção artística desta edição criando em colaboração com Carol Pedalino uma performance incrível apresentada para a comunidade do Matutu. Alegria total em forma de movimento em uma temporada de desenvolvimento artístico e aprimoramento do ser através da relação corpo/natureza.
Gestão e produção
Carol Pedalino
Artistas colaboradores
Carol Pedalino, Dasha Lavrennikov, Leo Fernandes, Leandro Floresta, Dani Lima, Esther Weitzman, Vera Peirão, Helena Cooper, Michel Schettert, Felipe Godoi.