Apresentação
Fronteiras é um projeto artístico multidisciplinar que conta com uma rede de artistas, educadores e ativistas culturais. É um festival internacional que atua em comunidades com o intuito de unir arte e sociedade
Impulsionado por um coletivo multidisciplinar, Fronteiras é integrado por um grupo de pessoas com ampla diversidade cultural e social que se formou em torno de uma inquietude comum: redescobrir e se apropriar de ferramentas artísticas e criativas para utilizá-las em prol do desenvolvimento de comunidades. Busca-se através da arte facilitar o diálogo intercultural e social com o objetivo de explorar alternativas educativas que possam potencializar a criatividade em crianças, jovens e adultos.
Nesta primeira edição do Fronteiras em Minas Gerais, o projeto contOU com a participação de 4 artistas/educadores da região de Baependi e também da cidade do Rio de Janeiro. Entre eles estão Dasha Lavrennikov e Carol Pedalino que participaram de edições nacionais e internacionais do Fronteiras e ganharam apoio do idealizador do projeto para esta nova realização. Os artistas irão desenvolver uma série de ações interligadas que procuram atingir aproximadamente 400 pessoas, através de oficinas e apresentações públicas.
Objetivos
- Promover a arte e a educação na zona rural de Baependi.
- Criar um intercâmbio cultural entre artistas e população local.
- Instigar a colaboração comunitária
- Trabalhar a temática da educação ambiental, permacultura e agrofloresta.
- Explorar as narrativas pessoais e comunitárias através das ferramentas artísticas.
- Reunir linguagens artísticas.
- Fortalecer vínculos locais.
- Integrar as famílias no processo.